Dentro da inovação, a pesquisa pode ser cara e longa, sendo assim, existe o método Desk Research, que se trata de uma pesquisa de dados secundários. O método é utilizado para investigar e analisar as informações necessárias em menos tempo e com um menor custo.
Passo a passo
- Identifique o objetivo e qual a principal pergunta a responder. Você pode fazer suposições e definir qual é a quantidade de fontes que se quer encontrar.
- Mapeie as principais fontes de pesquisa: você deve decidir se usará fontes da internet ou somente conversa com os principais envolvidos da empresa. Nessa etapa é sempre bom ter planos alternativos.
- Defina um prazo: a pesquisa deve ter um fim, com foco determinado e, principalmente, tenha em mente prazos realistas. Não defina um mês para algo que pode ser feito em uma semana, por exemplo.
- Faça a pesquisa, usando o método que achar melhor para você, por exemplo, através de resumos ou fichamentos.
- Analise os dados: leia e releia as informações, compare os resultados e defina a importância de cada um deles em relação aos objetivos definidos.
Dicas de ouro
• Observar os produtos já existentes no mercado ou na sua cooperativa.
• Utilizar eventuais pesquisas já realizadas e que podem ter aderência ao seu projeto.
• Buscar dados que possam contradizer as informações do seu objetivo.
• Pesquisar dados da internet de fontes confiáveis.
Já utilizou este método?