Ter mais claro o perfil da pessoa que será impactada pela sua ideia, projeto ou negócio é algo muito importante. A Persona é o método que permite representar isso de maneira fictícia, através da criação de um personagem que representa o cliente ideal.
Passo a passo
- Comece dando um nome à persona. Detalhe sua idade, gênero e profissão. Ela tem algum hobbie? Possui filhos? É casada? Quanto mais detalhes, melhor.
- Coloque o que essa pessoa faz, exemplos do seu comportamento. Tente conectar com o contexto da sua ideia ou projeto.
- Mapeie as dores e dificuldades que ela enfrenta, obstáculos que precisa superar. Descreva os benefícios e ganhos que ela espera, deseja ou ficaria feliz se acontecessem.
- Pense também sobre as pessoas e tendências que influenciam ou podem influenciar a persona. Finalize fazendo um desenho ou colocando uma foto que represente essa persona no mundo real.
Dicas de ouro
• Para criar uma persona é preciso pesquisar. Então por mais que seja um personagem fictício, é importante que você leve em consideração fatos e dados reais na construção dela.
• Aprimore a persona considerando sua evolução ao longo do projeto. Você pode descrever como ela faria uso da solução que você está construindo.
Já utilizou este método?