As pessoas e organizações que estão envolvidas em um projeto são chamadas de stakeholders. Através do Mapa de Stakeholders é possível identificar quem são essas pessoas e organizações, bem como visualizar o crescimento de suas conexões. O método torna possível tomar decisões sobre o relacionamento com o stakeholder à medida em que o projeto é executado.
Método adaptado de Robert Freeman
Passo a passo
- Liste as pessoas ou organizações fora da equipe que possuam interações com o projeto.
- Organize a lista de nomes conforme a influência que cada um possui, de cima para baixo, os que possuem maior frequência em relação aos que possuem menos.
- Desloque os nomes conforme o interesse, à direita quem possui mais influência ou poder sobre o projeto e à esquerda quem possui menos, respeitando a ordenação anterior.
- Mantenha somente quem possui relevância para o projeto e reflita quem são os apoiadores ou não do projeto, de forma a dispor em outro eixo, considerando apoio ou discordância passiva ou ativa.
Dicas de ouro
• Após a aplicação do mapa, alinhe a uma matriz de necessidade.
• Você pode dividir os stakeholders em duas colunas com “O que eles(as) precisam de nós?” e “O que nós precisamos deles(as)?”.
• A aplicação pode ser feita durante a ideação de um projeto.
• Ter contato frequente e transparência com os stakeholders fazem a diferença.
Já utilizou este método?