A Jornada do Usuário é uma ferramenta essencial para conhecer bem o usuário e garantir que todas as expectativas que ele tem sejam atendidas. Através desse método, é possível entender as interações do usuário e como é possível melhorá-las.
Passo a passo
- Divida a Jornada do Usuário em Lente, Experiência e Oportunidades.
- Na Lente, descreva detalhadamente o perfil do usuário, explique seu contexto e suas expectativas em relação ao produto.
- Na Experiência, divida em fases e considere as interações do usuário desde que toma conhecimento do produto até o momento em que deixa de utilizar, descrevendo as suas atividades, pensamentos e falas.
- Nas Oportunidades, reflita sobre como pode melhorar a experiência do usuário, descreva ideias para ajudá-lo e se atente aos momentos críticos da jornada.
Dicas de ouro
• Trabalhe sempre com a verdade.
• Realize pesquisas para o que está sendo preenchido.
• É importante que a jornada do usuário seja compartilhada.
• Através de apresentações, reuniões e encontros, é possível trazer mais engajamento com o método.
Já utilizou este método?