A Entrevista Guiada é utilizada dentro do contexto onde somente a pesquisa e análise de mercado não dão conta da complexidade do que se pretende desenvolver, sendo necessário se relacionar com quem irá estar em contato com o produto final, focando na qualidade das informações.
Passo a passo
- Estabeleça um objetivo, pensando em qual é a pergunta motivadora que precisa de uma resposta e definindo, inclusive, suposições.
- Avalie o contexto do projeto e busque compreender quem realmente é impactado pelo mesmo para definir quem será entrevistado.
- Elabore perguntas que permitam investigar não somente o contexto procurado, mas um panorama geral em que esse contexto está inserido.
- Faça as perguntas certas no momento certo, não havendo necessariamente uma ordem para serem feitas.
Dicas de ouro
• Respeite o tempo do entrevistado e deixe a conversa fluir naturalmente.
• Dois entrevistadores e um entrevistado geram melhor aproveitamento.
• Observe as reações do entrevistado.
• Desconfie de respostas muito rápidas e exatas ao que você buscava.
Já utilizou este método?